Reforma do Imposto de renda: entenda como isso vai impactar empresas, autônomos e CLT

Escrito por | 21 de janeiro de 2022

Há tempos vem sendo discutido e abordado que mudanças precisam ocorrer na forma que recolhemos os impostos, seja para empresas, empresários autônomos ou funcionários CLT, e isso deve acontecer em breve, pois já existe um projeto de lei em trâmite que fará isso: a reforma tributária e do imposto de renda, em alguns pontos elas são positivas e em outros são negativas, vamos ver os principais e como eles terão impacto direto na sua vida. 

Aumento de isenção no imposto de renda pessoa física 

Para pessoas físicas a grande mudança foi na tabela de imposto de renda, com destaque para o limite de isenção do imposto, hoje quem recebe até R$ 1.903,98 por mês está isento do imposto de renda, com o reajuste na tabela a isenção passará a valer para quem receber até R$ 2.500,00 mensalmente. 

Tributação de lucros e dividendos 

Hoje não existe tributação na distribuição de lucros e dividendos, todo imposto pago através de operações realizadas por empresas é feito pela própria empresa, podendo o imposto ser pago sobre o total que a empresa faturou ou sobre o lucro líquido dela, esta última opção é somente para empresas tributadas pelo lucro real. 

A tributação sobre lucros e dividendos fará com que os empresários tenham que pagar 15% de imposto de renda sobre o lucro total retirado da empresa durante o ano, esse será um imposto a mais que os empreendedores terão que pagar se este ponto da reforma não for vetado. 

É importante ressaltar que fundos de investimento em ações ficaram de fora dessa alteração.  

Diminuição do IRPJ de 15% para 8% 

Uma mudança que deve ser benéfica para os empresários é a diminuição do IRPJ (imposto de renda de pessoas jurídicas) de 15% para 8%, ainda mais se a tributação sobre lucros e dividendos for aprovada essa será uma forma de aliviar um pouco a alta carga tributária sobre os empreendedores. 

PL 2337/21 

Todas essas informações e mais detalhes podem ser conferido na PL 2337/21 e na agência câmara de notícias, nesse artigo colocamos em foco os principais pontos e o que consideramos trazer mais impacto para a população de um modo geral. 

Como se preparar para essas mudanças sem correr riscos? 

Fazer a declaração de imposto de renda em alguns casos é uma tarefa complicada e isso sempre vai te tomar muito tempo, por isso, para ter tranquilidade e investir em mais tempo para você e seu negócio o ideal é contratar e contar com profissionais competentes e especializados que vão cuidar de tudo isso para você.  

Aqui na Bridges Contabilidade estamos acompanhando de perto e sempre se atualizando para estar preparado a essas mudanças, não deixe de falar conosco e pedir uma avaliação tributária especializada, assim vamos cuidar do seu imposto de renda e da sua empresa da melhor forma, sem risco e te dando muito mais tranquilidade e confiança.